Como Fabricar Cerveja Artesanal

Bom se você chegou até aqui é porque quer saber a melhor maneira de como fabricar cerveja artesanal, e você verá que é muito simples o processo de fabricação de cerveja artesanal basta seguir o passo a passo que em pouco tempo sua querida cerveja já estará pronta para ser consumida.

Então vamos lá, a primeira coisa é adquirir todos os equipamentos de qualidade para que a nossa cerveja fique a melhor possível, a lista dos equipamentos que iremos usar para fabricar a cerveja artesanal pode ser vista aqui.

Ingredientes que iremos utilizar para a fabricar cerveja artesanal

 

Malte Château Pilsen 5,0 Kg
Lúpulo Spalt Select 5,4% Ácido Alfa 24 g
Água para adicionar o malte 18 L
Água para Extração do Extrato Residual 20 L
Fermento Alta Fermentação cepa S-04 sachet (Prepare o fermento conforme instrução que acompanha embalagem na compra.) 11,5g

Preparação:

O primeiro passo que devemos fazer  para fabricar a cerveja artesanal é moer os 5kg de malte esse é um processo tranquilo de se fazer, mas tem um segredo que vai melhorar a qualidade da cerveja, você deve abrir o grão do malte para expor o amido sem prejudicar a casca, pois se a casca for triturada o processo de filtração do mosto se torna mais difícil.

Agora vamos pegar as 24g de Lulupo, e logo depois aquecer em uma panela de aço ou inox 18 litros de água na temperatura de 68 graus, e também em outra panela devemos colocar  mais 20 litros de agua e aquecer numa temperatura de 76 graus.

Malte para cerveja artesanal

Agora se inicia o processo fabricar cerveja artesanal

O primeiro processo é o de mosturação onde você vai começar a diluir o malte lentamente n panela de água que contém 18 litros e mexer com uma colher de polietileno sem deixar que faça grumos. Note que no final a temperatura deve estar na casa dos 65 graus.

Deixe essa mistura descansar por pelo menos 1 hora e 20 minutos com a tampa da panela fechada, a temperatura é muito importante, então se ela abaixar para 63 graus, aqueça-a no fogo baixo até atingir os 65 graus novamente.

Antes de terminar o prazo de 1 hora e 20 minutos faça o teste do iodo, com a mesma colher que você utilizou para mexer a mistura do malte com a água, pingue algumas gotas , sobre um prato branco ou sobre um azulejo branco, após pegue o iodo e pingue sobre o malte, se a cor for amarelo ouro, após o tempo de 80 minutos, você pode prosseguir com a receita, mas se ainda estiver com a coloração roxa você deve deixar por mais alguns minutos até atingir a cor amarela.

 

mistura-malta-cerveja-artesanal

Agora vem o processo de filtração uma fase muito importante para quem deseja aprender como fabricar cerveja artesanal para isso devemos passar a mostura para um saco de  pano duplo branco que nada mais são do que sacos de açúcar utilizados para fabricar panos de prato, esses panos devem estar bem limpos e esterilizados com água fervente.

Depois de ter filtrado devemos ferver o mosto intensamente em uma panela, contendo o lulupo logo no inicio da fervura, aos 55 minutos de fervura adicionar uma pastilha whirlfloc para 25 litros ou 01 grama quando for granulado o processo de fervura deve durar 70 minutos.

Agora vem o processo de resfriamento que deve ser feito em banho maria até uma temperatura de 20 graus, pode-se utilizar também o modo de resfriamento com a serpentina, uma dica é utilizar  gelo para que o processo seja mais rápido, quando o processo estiver chegando ao fim, é necessário agitar bastante com uma colher esterilizada  o mosto para oxigenar.

Conheça o Curso de Cerveja Artesanal Online, e aprenda de uma vez por todas como fabricar cerveja artesanal

Agora basta colocar o fermento no recipiente que sera usado para fermentar e colocar o mosto por cima dele, esse é um processo muito fácil de se fazer.

O processo de fermentação demora em média 6 dias então é preciso utilizar um fermentador e aguardar que toda essa fase seja concluída.

Agora o último processo que deve ser feito é a maturação da cerveja e ela pode ser feita tanto no barril, quanto na garrafa.

Tanto no barril quanto na garrafa deve-se colocar o açúcar e esperar dissolvê-lo devemos manter as garrafas na temperatura ambiente 20 ºC a 23 ºC até a garrafa piloto atingir uma pressão de 2,0 a 2,5Kg/ cm². Só então colocar as garrafas na geladeira a uma temperatura de 5ºC a 8 ºC durante 10 a 15 dias.

E pronto você já poderá consumir sua cerveja que você mesmo produziu legal neh?

Para facilitar seu aprendizado e evitar erros na hora da fabricação da cerveja existe um curso que vai te ensinar passo a passo em vídeo aulas a como fabricar cerveja artesanal de modo profissional, caso tenha interesse basta acessar aqui